quinta-feira, 12 de julho de 2012

Tulum - México

2012.07.12 - Tulum - México



Templo Maia em Tulum
Continuando a exploracao da Riviera Maya fomos para Tulum, mais uma maravilha Maia, desta vez simbolizada por um verdadeiro forte beira-mar, pois é, os maias além de serem bem evoluídos para o seu tempo eram um povo nada nada pacífico. Tulum tem um ar místico, com suas construções, agora ruínas, sempre estrategicamente dispostas, para trazer à tona efeitos maravilhos das posições do sol e da lua em determinadas épocas do ano. A cidadela é repleta de templos e fortificações, o local é totalmente cercado por uma muralha, nada comparada à Muralha de Ávila, mas que tinha sua função também de proteção.

Mas há uma grande vantagem para Tulum, ela está à beira do Mar das Caraíbas, lindo, azul e navegável, o que lhe trazia além de um privilégio pela beleza, uma grande vantagem comercial atrelado à navegação. Tanto foi assim, que recebeu visitas dos conquistadores, alguns foram sacrificados e outros adorados, afinal era um povo nada pacato e muito religioso. Passeando por Tulum, além da bela vista local, vários "moradores" ficam cruzando os caminhos a todo instante, se você bobear pisa em um lagarto com certeza, rs...



Templo dos frescos
Ficar ao lado do penhasco vendo o mar azul do topo de Tulum realmente vale muito. Pena que nosso tempo era mais curto ali, mas é porque tínhamos uma visita marcada, muito importante. Para cumprir nossa visita, fomos direto para Xel-Há, um lindo parque natural e aquático Tulumpróximo a Tulum, por ali se pode passar o dia inteiro aproveitando as atracões, as principais atividades são as visitas aos cenotes locais, ver os animais literalmente soltos pela reserva e nadar de snorkel por águas calmíssimas e doces vendo milhares de peixes, todo o equipamento necessário é disponibilizado no local, para curtir de verdade.






Mas, o mais gostoso mesmo foi ter a incrível oportunidade de nadar com um golfinho, isso foi mesmo legal e diferente, é um animal muito dócil, obviamente super treinado, mas que nos deu momentos de muita alegria brincando, cantando, pulando e nadando lado a lado com a gente. Fica a dica para quem quiser, vale muito a pena e, para que todos os que sempre perguntam saibam de vez que... Ele é macio e fofinho de verdade ;-) Inesquecível!!

Marchetto e Jahr





















O casal + Pop em Tulum





















Música sugerida: Will You Be There (Michael Jackson)

Nenhum comentário:

Postar um comentário